Nome científico: Triticum aestivum
Família: Poácea (sinônimo: Gramínea)
Origem: regiões montanhosas de Irã, Iraque, Turquia e sudoeste do Mar Mediterrâneo
Descrição e característica da planta: o trigo é uma das plantas cultivadas mais antigas do mundo. Os grãos mais antigos desse cereal, encontrados nas escavações, datam de 7.500 a 6.500 antes de Cristo. É uma cultura anual e a planta apresenta colmos eretos, altura entre 0,60 a 1,00 metro. Ela apresenta brotações laterais a partir da sua base, formando touceira. As flores são emitidas no ápice da planta em espiga com cerca de 4 a 6 fileiras de espiguetas, constituindo-se o que é denominado tecnicamente de inflorescência. Cada espigueta dá origem a uma semente depois da fecundação. O trigo se desenvolve e produz bem em condições de clima frio e boa disponibilidade de água durante o seu desenvolvimento, mas, existem variedades adaptadas ao clima mais quente. A propagação é feita por sementes.
Produção e produtividade: o Brasil não produz o suficiente para atender o seu consumo. A importação é feita, principalmente da Argentina, dos Estados Unidos da América do Norte e do Canadá. A média de produtividade brasileira é baixa, quando comparada com outros países, pois não ultrapassa 2.500 quilos por hectare. Contudo, algumas lavouras sem irrigação, onde se adotou tecnologia adequada, obtiveram rendimentos superiores a 5.000 quilos por hectare. Na região de cerrados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, no sistema irrigado, o rendimento médio foi 4.553 quilos por hectare, e em algumas propriedades ultrapassou 6.500 quilos por hectare. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul são os maiores produtores do Brasil.
Utilidade: o trigo é um dos mais importantes alimentos para a dieta humana e contém alto valor nutricional. Os grãos são consumidos depois de cozidos ou transformados em farinha e depois utilizadas na panificação, no preparo de bolos, pizzas, doces diversos, biscoitos, bolachas e massas.
A intenção dessa primeira postagem foi boa, mas o texto está pouco esclarecedor. Faltou citar a fonte pesquisada. Nota 0,6 em 1,0.
ResponderExcluirObservações sobre o blog:
É necessário incluir, na apresentação do blog, o nome dos integrantes do grupo.
A página do blog está pesada, dificultando o rolamento.